Rino Levi

RINO LEVI 


 

Registro fotográfico Gregori Warchavchik


Rino di Menotti Levi nasceu em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901 e faleceu em 29 de setembro de 1965, na Bahia.


Filho de imigrantes italianos, ingressou, em 1921, na Escola Preparatória e de Aplicação para os Arquitetos Civis, em Milão, Itália. Transferiu-se, em 1924, para a Escola Superior de Arquitetura de Roma. Ainda estudante, publica no jornal O Estado de S. Paulo, em 1925, uma carta com o título Arquitetura e Estética das Cidades, considerada uma das primeiras manifestações por uma arquitetura moderna no Brasil.


No ano seguinte retorna ao Brasil. Ele foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna na cidade de São Paulo, e por consequência no Brasil. Sua primeira obra moderna construída é o Pavilhão da L. Queiroz (1931), na Feira de Amostras do Parque da Água Branca, mas é de 1934 um de seus projetos mais emblemáticos, o Edifício Columbus.


OBRAS



EDIFÍCIO COLUMBUS



 

Edifício Columbus foi um antigo edifício residencial de doze andares, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, em São Paulo, construído em 1932 e demolido em 1971. Foi o primeiro prédio residencial de luxo da cidade, projetado pelo arquiteto 


"Era um prédio muito bem acabado. Tinha quatro apartamentos por andar, dois quartos, uma boa sala, mas nada de extravagante. Hoje, ele não seria considerado de luxo, mas, para a época, era um padrão acima do normal", explica Paulo Bruna, ex-sócio de Levi e professor da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da Universidade de São Paulo.


Apesar de Levi ter estudado na Itália, suas obras tinham influência alemã, presente no Columbus. "O edifício tinha um hall de mármore, uma decoração frontal trabalhada, era um art déco muito bem feito."


CINEMA UFA-PALACE



 

Rino está muito ligado à história dos cinemas de rua da cidadeLocalizado na Avenida São João, o cinema foi construído em 1936 com recursos da produtora cinematográfica alemã Universum Film AG (Ufa) – e rebatizada de Art-Palácio após o início da Segunda Guerra Mundial –, foi uma das primeiras salas da região que, a partir da década de 1960, por reunir dezenas de outros espaços desse tipo, viria a se chamar Cinelândia Paulista: a Avenida São João e suas transversais, entre o Largo do Paissandu e a Praça Júlio Mesquita.


Foi também o primeiro cinema projetado por Rino, e já trazia uma importante inovação no contexto brasileiro: a atenção especial ao som dos filmes – que havia poucos anos tinham deixado de ser mudos. Isso foi possível em grande medida graças aos estudos de acústica aos quais o arquiteto se dedicou na Itália, onde cursou a graduação. Com base neles, Rino definiu a forma paraboloide das paredes, bem como as características do piso e do forro, entre outras, que permitiam uma ótima distribuição das ondas sonoras.



RESIDENCIA CASTOR DELGADO PEREZ

 

 


Foi projetada por Rino Levi, com paisagismo de Roberto Burle Marx, Localizada na Avenida Nove de Julho, em São Paulo, a obra de Levi, construída em 1959, foi recuperada pelo escritório Piratininga.  A partir do recuo frontal, são dispostos três volumes: na parte frontal do lote, um pequeno bloco sobre pilotis, que abriga a garagem e as dependências de empregada; ao centro, um grande prisma retangular, com pequenos recuos laterais, que organiza o corpo principal da casa; e, na parte posterior do lote, uma edícula, que absorve a irregularidade geométrica do terreno e acomoda dependências de hóspedes e salão de festas. A volumetria resultante do conjunto é pura e ganha expressão através da contraposição entre a horizontalidade do prisma principal e a verticalidade do volume sobre pilotis.


BANCO SUL AMERICANO 







Nesse edifício, atual Banco Itaú, as fachadas paralelas à avenida recebem um tratamento gráfico por meio de placas de mármore, compondo um imenso painel de padrão geométrico. O pequeno porte do futuro edifício, por outro lado, gerou uma oportunidade: a inclusão de uma torre de escritórios. Dois volumes visualmente separados e funcionalmente independentes, embora integrados pela implantação e unificados pela utilização de um elemento estético-funcional moderno: o brise.

CONCURSO DE BRASILIA






Levi participa do concurso de Brasília (1956), e seu projeto é classificado em 3º lugar. O partido adotado, oposto à proposta vencedora de Lucio Costa (1902-1998), explicita as preocupações do arquiteto em relação à cidade contemporânea. O foco da proposta recai sobre as unidades habitacionais, superblocos de 300 metros de altura cortados por ruas elevadas que reúnem serviços e comércio, potencializando os princípios de habitação intensiva das unités d´habitacion, de Le Corbusier (1887-1965). Adepto do modelo de cidade polinuclear, propõe núcleos com base nos edifícios de habitação, reservando o extremo leste da cidade para as funções administrativas, sem nenhum tratamento especial.






REFERÊNCIAS


https://arquivo.arq.br/projetos/edificio-columbus


https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa351575/rino-levi 


https://arquivo.arq.br/projetos/residencia-castor-delgado-perez


https://www.archdaily.com.br/br/766189/classicos-da-arquitetura-residencia-castor-delgado-perez-rino-levi


https://www.archdaily.com.br/br/01-42536/classicos-da-arquitetura-banco-sul-americano-rino-levi


























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