Richard Meier
richard meier
Arquiteto norte-americano, nasceu em 1934, estudou arquitetura na Universidade de Cornell, terminando em 1957. Estagiou em vários gabinetes de arquitetura. Em uma viagem que fez a Europa teve a oportunidade de conhecer Le Corbusier, cujo teve grande influência no seu perfil para projetos. Em 1963, fundou o próprio gabinete.
Os primeiros projetos desenvolvidos foram residências unifamiliares isoladas, Na década de 80 realizou obras na Europa. Desde 1983 Meier foi professor na Academia Americana e no Instituto de Artes e Letras. Sua arquitetura tem como característica da predominância do branco e a supervalorização da luz natural.
Richard Meier integrou o grupo "New York Five", formado por cinco arquitetos de Nova York (Richard Meier, Peter Eisenman, Charles Gwathmey, Michael Graves e John Hejduk), comprometidos com a arquitetura moderna e com a forma pura, saudando a obra de Le Corbusier entre os anos 1920 e 1930.
Possui em sua carreira o prêmio Pritzker.
Obras:
condomínio jesolo lido
O projeto foi concebido como um marco na orla da costa adriática da Itália, com o intuito de atrair visitantes para a região. O condomínio e o hotel foram orientados para manter a vista do mar a partir de todos os projetos e da vila. Todos os três projetos estão amarrados ao longo de um eixo que vai de norte a sul, atuando como um corredor de visualização e passarela de acesso público à beira-mar.
O projeto se interliga com a arquitetura e uma praça pública de entrada, criando uma linguagem entre os dois. O projeto utiliza um sistema de brise-soileil, que é contínuo ao longo das fachadas leste e oeste.
Engel & Völkers Headquarters and Apartments
A nova sede e apartamentos da Engel & Völkers em Hamburgo é um edifício com uma abordagem única apresentada pelo desafio clássico de transparência, organização e forma dentro de uma tipologia de edifício de pátio. Ao mesmo tempo que segue os requisitos urbanos do distrito de HafenCity, o edifício oferece uma nova perspectiva sobre a disposição normal da tipologia do pátio. A concepção do projeto começou com a combinação do edifício do pátio com o sistema organizacional de um edifício híbrido que contém uma multiplicidade de usos programáticos diferentes, como apartamentos, academia de treinamento, escritórios e espaços comerciais dentro de um edifício único e identificável. A organização desses vários usos programáticos díspares é planejada exclusivamente para fornecer o máximo de benefícios para cada uso no plano e na seção. O exterior do edifício é lido como uma concha contínua e uniformemente articulada com elaborações que traçam as diferenças internas do projeto. O interior contém e revela uma série de experiências compartilhadas de suas partes díspares.
O próprio pátio é transformado em um átrio como núcleo de circulação central e como uma sala de estar urbana na tradição dos grandes saguões de hotéis. Seu teto divide o domínio público (academia de treinamento, loja, café e galeria) abaixo das funções privadas (residencial e escritório) acima, mas também os unifica através da introdução de luz natural e vistas através de uma clarabóia. Além da estrutura do edifício, o edifício é definido pelos interiores abertos e espaçosos, inundados de luz, com portas que vão até o teto e janelas do chão ao teto que se abrem para a cidade, o rio Elba e o porto da cidade. Os residentes dos apartamentos também terão acesso a uma academia privativa situada no 16º andar, com vista panorâmica de Hamburgo.
Cada andar do edifício é um estudo que equilibra transparência e luz natural com vários graus de privacidade e opacidade exigidos para interiores de residências e escritórios por rigorosas especificações de sustentabilidade. O conjunto de 16 andares pretende contribuir para o redesenvolvimento do bairro HafenCity de Hamburgo e para o horizonte da cidade.
MACBA
A arquitetura de Richard Meier é baseado em um racionalismo claro, com citações de mestres do modernismo, especialmente, Le Corbusier, combinando linhas retas com linhas curvas para estabelecer um diálogo constante entre os espaços interiores e a luz exterior que entra no edifício através de galerias e grandes clarabóias.
É um claro estilo racionalista projetado com as bases concebidas por Le Corbusier. Grandes fontes de luz natural fazem que os espaços interiores se expandam e se ampliem. As linhas claras e a combinação de linha reta, formam um conjunto harmonioso, em uma planta estruturada em quatro espaços quadrangulares claros, articulados por uma circular que se divide e organiza.
(todas as fotos) https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/casa-saltzman/
Casa Saltzman
No Saltzman House, o elegante uso racional da linguagem aparece, assim, como um puro prazer. O polonês do jogo, dois volumes líquidos separados e ligados por uma passarela e uso de pilhas que ajudam a gerar modelo de aparência purista descansando sobre a paisagem é um dos paradigmas da proposta. O grande curvatura circular substitui a borda interna da nave principal e volume cilíndrico de saída de uma escada que se refere vagamente ao púlpito no interior da casa Ozenfant-Meier são suficientes para qualificar como escultórico este volume.
Adição do Des Moines Art Center (1982 - 1984)
O Des Moines Art Center, projetado em 1948 por Eliel Saarinen, consistia em uma galeria de um andar em forma de U mais uma galeria de altura dupla a oeste encerrada por um anexo de dois andares. Em 1965, IM Pei adicionou um bloco ao sul voltado para um parque público, fechando assim o plano em U original para criar um pátio interno de esculturas. O local para esta adição atual é principalmente ao norte deste complexo de dois estágios.
A adição foi projetada como uma série de volumes separados para acomodar a expansão necessária sem produzir uma grande massa. Assim, três novos acréscimos foram localizados em torno do complexo existente de forma a reforçar a ordem formal do esquema de Saarinen. Um novo pavilhão no pátio fortalece o eixo de entrada leste-oeste do museu existente. O pavilhão acomoda o restaurante e a sala de reuniões e ativa a quadra antes pouco utilizada, abrindo-a para o pátio em dias quentes.
Um link envidraçado que corre ao longo do eixo norte-sul se conecta à nova adição ao norte, que abriga a maior parte do espaço adicional da galeria. Volumetricamente separado do edifício Saarinen, este incremento maior é condensado verticalmente e deixa a vista preferida do museu existente desobstruída. O maior dos três níveis está localizado inteiramente abaixo do nível, com slots que permitem a entrada de luz natural na galeria de exposições temporárias.
Casa Rachofsky
Um elemento destoa da solidez da fachada da frente, uma caixa de vidro no lado direito abriga a escada em balanço com vista voltada para o norte do terreno, configurando-se como um momento de transição entre o térreo e área de estar elevada. A sala de estar com pé-direito duplo se abre ao terreno através do pano de vidro da fachada oeste.
https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/macba/










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