Ludwig Mies van der Rohe

LUDWIG MIES VAN DER ROHE

Foto 01: Mies Van Der Rohe


Ludwig Mies van der Rohe nasceu em Aachen, na Alemanha, em 27 de março de 1886. Trabalhou durante a adolescência com o pai, na construção civil, mas, por volta de 1908, mudou-se para Berlin onde ingressou em escritórios de arquitetura como os de Bruno Paul e Peter Behrens.

Inicia a carreira construindo casas populares em estilos medievais tradicionais alemães, mas depois de servir no corpo de engenharia durante a primeira guerra mundial, volta a pátria obstinado em se tornar um arquiteto famoso.

Aos 83 anos de idade, no dia 17 de agosto de 1969, Mies van der Rohe faleceu, deixando um legado que se traduziu não só em obras, mas em todo um estilo e uma verdadeira escola da arquitetura moderna em, como ele dizia: “Deus está nos detalhes”.


obras:


Neue Nationalgalerie (1965 - 1968)


Foto 02: Neue Nationalgalerie


O edifício lê como uma caixa de aço e vidro que fica sobre uma base de pedra, gerado pela diferença entre os níveis de rua.


Foto 03: Neue Nationalgalerie


É uma estrutura de aço, rigorosamente geométrica, onde o módulo controla todo o edifício como um princípio orientador, desde a sua escala global, o menor detalhe: coberto – adereços – gabinete. Embora tal não seja apresentado como uma construção rígida, mas é bastante flexível.

Foto 04: Planta - Neue Nationalgalerie


Foto 05: Planta - Neue Nationalgalerie


Ele está localizado em dois andares de exposição: planta enterrada que forma o socket, e uma planta alta que é pavilhão transparente, completamente livre, que é suportado por oito colunas e quatro cantos são deixadas abertas, para que o edifício se torne muito mais leve. É claro aqui uma estrita separação entre o surround e a estrutura de elementos de definição de espaço, uma vez que o invólucro é retirado do bordo do convés e da linha de colunas, criando uma galeria em torno do pavilhão. Visualmente, é quase um pouco de Esplanada coberta.

Estas características de distância a partir de uma estrutura fechada para gerar um grande espaço aberto, vitrificado, permeável e versátil.


Edifício Seagram (1954 - 1958)


Foto 06: Seagram Building


O Seagram Building é um edifício de escritórios moderno projetado pelo famoso arquiteto alemão Mies van der Rohe, em colaboração com Philip Johnson.

Símbolo do mundo industrial contemporâneo, ilustra o lema do arquiteto “Menos é mais”, mostrando que um edifício simples pode ser tão surpreendente quanto um edifício com designs mais compostos.


Foto 07: Esboço da Entrada


O Edifício Seagram é uma síntese refinado da arquitetura racionalista em que Mies tinha se formado, o estilo internacional começou a nascer em arquitetura de 1950 e as contribuições da Escola de Chicago.


Fotos 08 e 09: Plantas


Crown Hall (1950 - 1956)


Foto 10: Crown Hall


O Crown Hall é um dos 20 edifícios projetados por Mies van der Rohe para o Illinois Institute of Technology ( IIT ), em Chicago.


Foto 11: Crown Hall


Esta é a peça central de um plano diretor para o campus fundado em 1940 que ocupa cerca de 50 hectares, com a maior concentração de obras de Mies no mundo.


Foto 12: Corte


A construção é configurada como um espaço livre contido em uma forma retangular em dois níveis. É um volume livre, com quatro paredes de vidro , cercado por uma grande área verde, com árvores de grande porte , principalmente na fachada sul. O esmalte em todos os lados permite que a Escola não vire as costas para o resto dos edifícios, no contexto. Caracteriza-se por uma estética de simplicidade industrial claramente em suas armações de aço.


 

Foto 13: Maquete Virtual Crown Hall


Casa Farnsworth (1946 - 1950)


Foto 14: Casa Farnsworth


O projeto habitacional foi desenvolvido por Mies van der Rohe em 1946, a pedido do Dr. Edith Farnsworth, que queria ter uma segunda casa para passar algumas temporadas em um ambiente descontraído e solitário.


Fotos 15 e 16: Casa Farnsworth


O imóvel é composto por uma estrutura metálica com vidro fechado que responde ao conceito de um ponto de vista, que é fornecido tributo à beleza do espaço ao redor da casa. A transparência permite a partir do interior ser plenamente consciente da paisagem, mas também funciona em sentido inverso, incorporando o interior da casa, assim enclave radical. Mies age com plena consciência dessa responsabilidade e estuda cuidadosamente cada elemento com base em seu impacto sobre o novo site assim ordenado. O arquiteto escolhido as condições do local conscientemente assumidos e como resolvê-los.


Fotos 17 e 18: Planta e Perspectiva


 

Foto 19: Perspectiva


Pavilhão Alemão (1928 - 1929)


Foto 20: Pavilhão Alemão - Atualmente


O pavilhão alemão, desenhado por Ludwig Mies van der Rohe, era a bandeira para representar a Alemanha para a Exposição Internacional realizada em Barcelona em 1929.

O pavilhão foi concebido para acomodar a recepção oficial presidida pelo rei Alfonso XIII com as autoridades alemãs.


Fotos 21 e 22: Pavilhão Alemão - Reconstrução


O pavilhão foi desmontado no final da exposição, mas ao longo do tempo este trabalho tornou-se uma referência fundamental na história da arquitetura do século XX, bem como para o curso de Mies van der Rohe, por essa razão, em 1980, começou a moldar no conselho a idéia de reconstruir o edifício em seu local original.


Foto 22: Planta


O trabalho começou em 1983, e a reconstrução foi inaugurada em 1986. Este é um edifício importante na história da arquitetura moderna, uma vez que engloba todas as ideias nascentes do modernismo com mais liberdade do que em outras obras, uma vez que este prédio não teve nenhum papel de disseminar essas novas idéias, bem como a utilização de novos materiais e técnicas de construção.




Bibliografia:


O mestre do minimalismo na arquitetura: conheça a vida e obra de Mies van der Rohe. Disponível em:  https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/mies-van-der-rohe/. Acesso em: 29 de novembro de 2020.


Neue Nationalgalerie. Disponível em: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/neue-nationalgalerie-2/#. Acesso em: 29 de novembro de 2020.


Edifício Seagram. Disponível em: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/edificio-seagram/#. Acesso em: 29 de novembro de 2020.


Crown Hall. Disponível em: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/crown-hall-2/#. Acesso em: 29 de novembro de 2020.


Casa Farnsworth. Disponível em: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/casa-farnsworth/#. Acesso em: 29 de novembro de 2020.


Pavilhão Alemão. Disponível em: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/pavilhao-alemao/#. Acesso em: 24 de novembro de 2020.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richard Meier

Affonso Eduardo Reidy

David Libeskind