Louis Kahn

 

LOUIS KAHN


Foto 01: Disponível em Pastoral da Cultura

Louis Isadore Kahn é um dos nome mais importantes da história da arquitetura mundial no século XX. Conhecido como Louis Kahn, seu primeiro nome foi Itze-Leib Schmuilowsky. Nasceu na Estônia e teve uma infância bem pobre e difícil. Com cinco anos de idade, em 1905, sua família resolveu se mudar para Filadélfia, Estados Unidos, devido a guerra entre Japão e Russia. Por isso, em 1914 naturalizou-se americano e mudou seu nome para como atualmente o conhecemos.

Louis Kahn foi um marco na arquitetura por libertar os arquitetos da época das ideias impostas e devolver a liberdade de criação. Kahn não se importava em que movimento artístico ele estava, ele criava livremente suas ideias e misturava elementos distintos, quebrando muitos paradigmas da época. 

Foto 02: Disponível em Vivadecora

Louis Kahn desenvolveu ainda no colégio a habilidade para desenhar, então fez um curso sobre história da arquitetura e realizou desenhos no estilo grego, romano e gótico. A partir daí, começou a estudar para ser arquiteto e ingressou na escola Beaux-Arts da Pensilvânia. Por volta de 1925, Louis Kahn se formou e logo em seguida, começou a trabalhar para Paul Cret. Na década de 30, foi para Europa visitar Norman Rice, um amigo que trabalhava com Le Corbusier. Ali, Louis Kahn se apaixonou pelas ruínas e prédios antigos. Na década de 40, Louis Kahn associou-se a George Howe, que trabalhava com arquitetura contemporânea. Essa parceria durou mais ou menos dois anos.

Em 1950, Louis Kahn recebeu o seu primeiro grande trabalho que era ampliar o Museu de Universidade Yale. Esse projeto era uma grande oportunidade de colocar em prática suas ideias acumuladas e grande conhecimento. Louis Kahn foi um dos grande nome da arquitetura do século passado. Circulou por grandes nomes no período moderno, mas não foi considerado pelos críticos como um deles.



Obras:

Jatiya Sangsad Bhaban

Foto 03: Tweet por @TaabuTour


Louis Kahn projetou todo o complexo Jatiya Sangsad, que inclui gramados, lago e residências para os Membros do Parlamento (MPs). A filosofia principal do projeto do arquiteto era representar a cultura e o patrimônio bengali, ao mesmo tempo em que otimizava o uso do espaço. O exterior do edifício chama a atenção pela sua simplicidade, com enormes paredes profundamente recuadas por pórticos e grandes aberturas de formas geométricas regulares.

Foto 04: Creative Commons
Attribution-Share Alike 3.0

O edifício principal, que fica no centro do complexo, é dividido em três partes - a Praça Principal, a Praça Sul e a Praça Presidencial. Um lago artificial circunda três lados do edifício principal de Jatiya Sangsad Bhaban, estendendo-se até o complexo de albergues dos Membros do Parlamento. Esse uso habilidoso da água para retratar a beleza ribeirinha de Bengala aumenta o valor estético do local.


Foto 05: Disponível em Openbuildings













Foto 06:  Cortesia de Wikimedia Commons


Foto 07:  Cortesia de Wikimedia Commons












Museu de Arte Kimbell


Foto 08: Disponível em Wikiarquitectura

Como na maioria dos seus edifícios Kahn conseguiu chegar com características que contextualizam e deu o projeto de uma personalidade única. Um bom exemplo disso são os telhados cobertos, que oferecem uma excelente parceria entre a estrutura eo que era uma vez o ambiente rural de Fort Worth.

Especificamente, uma vez que a distância e visível a partir do local, um silo de grãos, em seguida, para baixo.


Ideologicamente pode ver e compreender que a forma geral de um silo o qual consiste de uma série de formas abobadados separadas por uma superfície plana, a que foi retirada do seu conceptualmente vertical é disposta horizontalmente na paisagem pode tornar a estrutura de configuração do tecto telhado.


Foto 09: Disponível em Wikiarquitectura

Estas formas ciclóide, seja vertical ou horizontalmente dispostas, são precisamente os elementos que caracterizam e contextualizar o Museu de Arte Kimbell na paisagem texana ao qual ele pertence.







Foto 10: Disponível em Wikiarquitectura
Foto 11: Disponível em Wikiarquitectura





Casa Fisher

Foto 12: Disponível em Wikiarquitectura

A Fisher House é a expressão mais simples da idéia de Kahn: dois baldes, um para a sala de estar e um para os quartos, que são jogados em um ângulo como se por  acaso, como dados jogados na mesa. Na verdade, eles não são cubos perfeitos, e os “hub” da sala de estar não é mesmo quadrado no plano, mas estão perto o suficiente para ser percebida como tal.


Foto 13: Disponível em Wikiarquitectura








Foto 15: Disponível em Wikiarquitectura



Foto 14: Disponível em Wikiarquitectura

Foto 16: Disponível em Wikiarquitectura





Foto 17: Disponível em Wikiarquitectura










Casa Esherick


Foto 18: Disponível em Wikiarquitectura


Foto 19: Disponível em Wikiarquitectura

A casa Esherick é um dos primeiros projetos residenciais construídos Kahn ilustrando sua ideologia formal após o seu regresso aos Estados Unidos a partir de Roma, tendo sido nomeado membro da Academia lá americano em 1953.

O projeto foi encomendado pela Margaret Esherick, menina.

Foto 20: Disponível em Wikiarquitectura

Foto 21: Disponível em Wikiarquitectura















Foto 22: Disponível em Wikiarquitectura

Desde o primeiro momento em que surge uma caixa retangular “único”, paralela à rua e um jardim no fundo. No projeto final “caixa arquitetônico” tem sofrido algumas alterações, mas o conceito continua a ser a organização dos espaços servidos e servidores, com uma tira de conceito de serviço central que Louis Kahn ser cumprida em projetos posteriores, incluindo Richards Laboratories.



Casa Oser

Foto 23: Disponível em Wikiarquitectura

Uma das primeiras casas de Kahn, é um importante recursos personalizados ilustradas posteriormente desenvolvido e passaria a fazer parte do vocabulário arquitetônico e estético do arquiteto em seus projetos residenciais. Foi durante a construção da casa Oser quando Kahn foi convidado a fazer parceria com George Howe, em 1941, para trabalhar em projetos habitacionais públicos (mais tarde naquele mesmo ano, Oscar Stonorov convidados a participar da sociedade). A casa foi construída em uma encosta arborizada, em uma nova área para o desenvolvimento imobiliário na época, perto de Filadélfia, 628 Stetson estrada em Elkins Park, Pennsylvania, Estados Unidos.




Foto 24: Disponível em Wikiarquitectura
Foto 25: Disponível em Wikiarquitectura

Formalmente , a casa Oser sólida retangular é revestido em pedra e qualquer adição ou subtração para o maciço é dividida em painéis de madeira horizontal. Com este gesto simples consegue-se que alterações nas superfícies da massa do edifício é visualmente associado com os diferentes materiais .O volume de blocos, como esta casa é uma reminiscência do Ahavath Israel Sinagoga , construída em Filadélfia , em 1935, por Kahn.


Foto 26: Disponível em Wikiarquitectura

Foto 27: Disponível em Wikiarquitectura




Bibliografia:

https://www.westwing.com.br/guiar/louis-kahn/
pt.wikipedia.org › wiki › Jatiya_Sangsad_Bhaban
https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/museu-de-arte-kimbell/
https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/casa-fisher/
https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/casa-esherick/
https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/casa-oser/

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