Frank Lloyd Wright

 

FRANK LLOYD WRIGHT



Frank Lloyd Wright nasceu em Richland Center, Wisconsin, nos Estados Unidos, no dia 8 de junho de 1867 e morreu em 09 de abril de 1959. ngressou na Universidade de Wisconsin para estudar Engenharia. Em 1887, faltando poucas semanas para se formar, abandonou o curso e foi trabalhar como desenhista no escritório do renomado arquiteto J. L. Silsbee. Em 1888 deixou o escritório de Silsbee para trabalhar no escritório de Louis Sullivan, um dos pioneiros em projetos de arranha-céus, da “Escola de Chicago”, com quem trabalhou como desenhista durante seis anos. Considerado um dos maiores arquitetos de todos os tempos, é lembrado por conseguir integrar a natureza e suas construções de uma forma brilhante.

OBRAS

CASA DA CASCATA 









A característica da arquitetura de Frank Lloyd Wright fica evidente nessa obra, que fazia os espaços interiores e exteriores parecerem um a extensão do outro. Foi concebida a partir da sua integração ao curso d’água que passa pela propriedade. Frank Lloyd Wright a imaginou para que os futuros moradores sempre sentissem a força com que cai e passa o riacho, não visualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa.

MUSEU GUGGENHEIM



Foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright, entre 1943 até ser aberto ao público em 1959, seis meses após sua morte. Tornou-se um de seus trabalhos mais longos, e também um de seus projetos mais populares. Contrastando completamente com a grade rigorosa de Manhattan, as curvas orgânicas do museu são um ícone familiar tanto para os amantes da arte, visitantes e pedestres.

Taliesin Oeste 



 




A casa foi construída no alto de um monte, o favorito de Wright na infância. Entretanto, foi totalmente voltada para as ideias da arquitetura Orgânica: as pedras calcário local foram utilizadas na construção das chaminés e fundações e a areia do Rio Wisconsin foi misturada ao estuque das paredes. Fundação Frank Lloyd Wright mantém sua sede nesta residência, guardando todo o legado e história do arquiteto.

Centro Cívico do Condado de Marin



 





O Centro Cívico do Condado de Marin foi a última comissão de Frank Lloyd Wright e seu maior projeto público, incluindo várias funções cívicas para servir ao condado e a San Francisco, que após a abertura da Golden Gate Bridge tornaram-se mais próximos do que nunca. Hoje, o projeto está listado no Registro Nacional de Locais Históricos e é considerado um Marco Histórico Nacional e um Marco Histórico da Califórnia, e atualmente está sendo considerado para designação como Patrimônio Mundial da UNESCO. O Centro Cívico do Condado de Marin é considerado a "última grande comissão" de Wright e um dos projetos mais potentes de sua carreira,, já que rejeitou o tradicional para aproximar a arquitetura da natureza e seus usuários.

Frederick C. Robie House







De 1901 a 1917 produziu as residências conhecidas como Prairie Houses. Essas casas são um grande marco da sua atuação. Ficaram famosas por se misturarem e complementarem a paisagem ao seu redor. Têm como características a eliminação das paredes, aplicação de materiais rústicos, uso de estruturas horizontais, baixas, simples e limpas, com telhados curvos e chaminés ocultas. O trabalho de Wright redefiniu a habitação americana com a casa estilo Prairie. Características dessas construções:

  • Integração da construção à paisagem: projetos individuais, desenvolvidos exclusivamente para cada cliente e local;
  • Arquitetura assimétrica: de acordo com os princípios da natureza;
  • Linhas horizontais: para transmitirem tranquilidade;
  • Materiais rústicos em contraste com materiais frágeis: pedra e vidro, por exemplo;
  • Uso de materiais brutos com materiais tecnológicos: madeira, pedra e tijolo com aço e vidro.



BIBLIOGRAFIA 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richard Meier

Affonso Eduardo Reidy

David Libeskind